Brasília / DF - domingo, 28 de abril de 2024

Introduzindo a alimentação



Introdução da alimentação – inicio do “desmame”?


Primeiro que tudo, amamente exclusivamente ao seio por 6 meses. Quando isso não for possível, siga a orientação do pediatra.


Muitas mães me fazem a pergunta: introdução da alimentação quer dizer inicio do desmame? Durante algum tempo considerou-se que a introdução dos alimentos configurava realmente um inicio de desmame. Tanto que a denominação dada era “alimentação de desmame”.


Realmente, ao pé da letra.. não deixa de ser, pois o bebê passa a mamar menos no peito. Mas a amamentação ao seio pode e deve ser mantida enquanto se introduzem novos alimentos. Quando parar de mamar, e realmente desmamar, é uma decisão da mamãe e do bebê. E ninguém tem nada a ver com isso.


A SBP recomenda que a amamentação seja mantida até no mínimo 2 anos . Eu recomendo que você, mamãe, olhe nos olhos do seu bebê enquanto o amamenta e vocês dois decidam isso.

E como introduzir novos alimentos?


Eu começo com a alimentação salgada.

Algumas regrinhas básicas.:

1- Introduzir uma coisa nova de cada vez, dando 2 dias de intervalo entre uma coisa nova e outra. Após cada refeição de sal, oferecer 50 ml de suco de laranja lima para ajudar a absorção do ferro. Não usar sal.

2- Oferecer os legumes isoladamente, sem misturar, para que a criança sinta o sabor de cada um. Usar preferencialmente legumes orgânicos.

3- Cozinhar os legumes no vapor, cortados em pedaços grandes, descascados. Na hora de servir, acrescentar 1 c de chá cheia de azeite de oliva extravirgem

4- Evitar liquidificar os legumes. Apenas amassar.

5- Quando introduzir grãos,cereais e proteínas estes devem ser processados ou batidos no mixer rapidamente. Aos poucos, troca-se esse procedimento por apenas amassar.

6- Horário – podemos começar com o almoço ou o jantar, conforme a necessidade de trabalho da mãe.

7- Iniciando outro alimento que não o leite materno deve-se usar água a vontade nos intervalos. 

 

Como eu faço:

1- Hora

Introduzir um legume branco(batata, baroa, aipim, cará ). Após 2 dias, 1 legume colorido(cenoura, abobora, beterraba esta após 6 m) . Após mais 2 dias, 1 legume verde(chuchu,abobrinha) e mais 2 dias uma folha ou flor verde(espinafre couve brócolis).

Escolher um trio, e ir variando uma cor de cada vez

2- Segunda semana

Introduzir a papa básica - arroz integral.Pode refogar minimamente com um pingo de azeite e temperos verdes, cebola.  Pode usar a panela de pressão. Esta papa tem q ser triturada ou processada inicialmente, diminuindo aos poucos a trituração

3- Terceira semana

Introduzir na papa básica um grão - feijão azuki, feijão carioca, ervilha, lentilha. Introduzir uma papa doce no meio da manha e da tarde

4- Quarta semana

Introduzir na papa básica o frango caipira. Uma vez na semana usar fígado ou coração de frango

Introduzir a segunda papa salgada que pode ser a mesma da outra refeição.